O Projeto Artes em Itinerância Espalha a Oferta Cultural Pelas Freguesias de Santa Maria da Feira

O-Projeto-Artes-em-Itinerância-Espalha-a-Oferta-Cultural-Pelas-Freguesias-de-Santa-Maria-da-Feira

A primeira edição do projeto Artes em Itinerância foi um sucesso impressionante. Por isso mesmo, ditou-se que a iniciativa regressasse em 2019. O principal objetivo do programa é descentralizar a oferta cultural em Santa Maria da Feira e levá-la ao maior número de freguesias e habitantes possível.

Para esta edição, foi programado um vasto leque de ações em 17 freguesias do concelho. A variedade ao nível da programação artística continua a ser um dos pontos fulcrais do projeto Artes em Itinerância.

Durante o verão e parte do outono, mais especificamente de julho a outubro, os residentes do município, assim como os visitantes, poderão participar em diversas atividades.

Entre elas incluem-se sessões de cinema e música ao ar livre, artes e animação de rua, trilhos culturais nas Caldas de São Jorge e Pigeiros, e até mesmo um ciclo de concertos de órgãos de tubos.

Através da dinamização possibilitada por este projeto sazonal, estabelecem-se ligações fortes, importantes e de interesse entre a cultura que fervilha no concelho, o seu território e os seus munícipes.

A ideia de base é a necessidade de não permitir que a cultura viva exclusivamente nos centros das cidades, mas pelo contrário, de deixar os artistas e os espetáculos espalharem-se e chegarem bem próximo das populações, revitalizando as suas rotinas habituais.

O projeto Artes em Itinerância também se foca em promover o património das freguesias de Santa Maria da Feira, principalmente os seus pontos de relevo turístico, histórico, religioso e cultural.

Ao todo, são 22 atividades a não perder. E a cereja no topo do bolo é que todas elas são totalmente gratuitas. O pontapé de abertura da edição de 2019 do Artes em Itinerância foi dado pelos Shared Files, que encantaram num concerto em Lourosa a 6 de julho.

O programa completo para os quatro meses está disponível no site oficial da Câmara da Feira, www.cm-feira.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *